Lançamentos imobiliários nas cidades têm expansão de 90%
A chegada do novo Coronavírus trouxe muitas mudanças, a principal delas foi na forma de trabalho, muitas empresas passaram a prestar serviços por home office e mediante as incertezas do momento, algumas decidiram fechar o endereço físico. Logo a procura por imóveis comerciais teve queda. Por outro lado, com as pessoas passando mais tempo em casa, elas perceberam a necessidade de ter um ambiente amplo e organizado. Dessa forma, a busca por imóveis residenciais aumentou.
De acordo com dados do SindusCon/MG, o crescimento do mercado imobiliário de Belo Horizonte e Nova Lima, na região metropolitana, foi de 259,86% quando confrontado com abril de 2020, no início da pandemia da Covid-19. Segundo o vice-presidente do sindicato, Renato Michel, as pessoas estão buscando novos imóveis, principalmente devido aos novos hábitos adquiridos durante a crise sanitária mundial.
Para Arlene Gomes, mentora e consultora imobiliária, diversos motivos contribuíram para esse crescimento. “O incentivo do governo permitiu baixas taxas de financiamento, que foi um dos pilares para esse percentual. Além disso, a construção civil e as imobiliárias foram consideradas durante a pandemia serviço semi essencial, perdendo apenas para alimentação e saúde. Clientes também viram a necessidade de repensar o conceito de morar e a casa ficou pequena, com isso a mudança de moradia foi algo preponderante”.
Na contramão da crise
Enquanto diversas áreas sofrem com as consequências da pandemia de Covid-19 que atingiu o mundo em 2020, o mercado imobiliário segue na contramão. “No início do surto da doença no Brasil, muitos especialistas desse meio se preocuparam, mas foram surpreendidos pela excelente notícia de crescimento”, comenta. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), houve aumento em mais de 6% de financiamentos para a compra e a construção de imóveis. Enquanto isso, a expectativa é que o número cresça ainda mais nos próximos meses.
O acesso maior a internet e as mudanças no mercado de investimento também impactaram muito. “As pessoas estão mais tempo online e disponíveis para pesquisar um imóvel. Os demais meios de investimento também oscilaram muito e o imóvel se mostrou ser algo mais seguro, devido à alta do dólar.
A consultora deixa algumas dicas para impulsionar ainda mais o setor
1 – Prática de home office: os colaboradores podem se adequar e trabalhar a distância e serem produtivos.
2 – Exercer uma comunicação não violenta, aquela em que eu se coloca no lugar do outro, gera empatia, cria uma relação e sincronicidade.
3- Escutar de verdade o cliente. Entender que o momento é difícil e ter o olhar para auxiliar, ser consultor do consumidor. A pandemia ampliou tal olhar.
4- Anúncios com vídeos são um diferencial para as
5-Adesão da gestão ágil com o método de desenvolvimento de objetivos e metas (OKR): O OKR possibilita que o gestor de imobiliária organize e comunique de forma simples e eficiente para os colaboradores o que será alcançado em um curto período de tempo. É um método de gestão ágil, é o GPS de direcionamento para que não saia dos trilhos.
Fonte: Arlene Gomes, consultora e mentora de líderes de imobiliárias. Ajuda na gestão e produtividade
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