Região de muitas montanhas, o Barreiro possui locais de onde é possível apreciar um amplo horizonte. Mais de 90% do território tem altitude superior a mil metros, conforme dados do Plano Diretor de 1995.

Situada a 1.042 metros de altitude, a estátua do Cristo Redentor é destaque na paisagem local. O monumento construído em 1956, no alto do bairro Milionários (Rua Lalá Fernandes, sem número), foi idealizado pelo imigrante italiano Caetano Pirri e esculpido por João Scuotto.

A estátua do Cristo Redentor foi construída em 1956, e sua pedra fundamental lançada em dezembro de 1955. A idéia de sua construção partiu de Caetano Pirri, proprietário de duas áreas no Barreiro que, subdivididas, deram origem ao atual Bairro Milionários. A obra, em sua parte de alvenaria, tem uma altura de 11,8 metros, sendo que a cabeça mede 1,8 m e o restante do corpo 10 m. Sua base ocupa uma área de 4 m². Possui uma altura de 1,2 m acima do nível da superfície e 2,0 m como alicerce, em concreto ciclópico.

O comprimento total dos braços, compreendendo a distância entre a ponta do dedo médio e a outra extremidade, mede 13,5 m. Cada mão tem a extensão de 1,3 m. O corpo da estátua é sustentado por quatro colunas e os braços por vigas em duas colunas e seu interior é oco. O projeto da estátua foi realizado pelo engenheiro Mozar Moreira da Silva, os cálculos estruturais foram executados pelo engenheiro Domingos Baré e a parte de alvenaria pelo mestre de obras Raimundo Ribeiro. A estrutura foi construída no local sendo que as mão e a cabeça foram esculpidas por João Scuotto.

Avistado ao longe, o local é uma das melhores opções para quem quer apreciar o conjunto de bairros e serras do Barreiro. A partir dele se tem ampla vista da grande cadeia de montanhas que emolduram a região.

Com arena, ampla área de convivência e localização privilegiada, a Praça do Cristo também é visitada por quem busca a prática de esportes e lazer, além de atividades culturais e religiosas.