Unicred – Crédito Unsplash.
Superintendente da Unicred alerta sobre
os principais golpes aplicados
Cresceram em 80% as tentativas de fraudes financeiras durante a pandemia do Coronavírus. O levantamento é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que apontou que os golpes envolvendo links maliciosos por e-mail são as principais iscas entre estelionatários. Recentemente, tornou-se público o vazamento de dados de milhões de CPFs em todo o país, o que gerou um cenário de grande instabilidade.
Diversas empresas vem sofrendo ataques de hackers na tentativa de obter vantagem pecuniária e conduzir as pessoas ao erro, facilitando assim os processos de fraudes.
O envio de SMS pedindo para clicar em links que direcionam para páginas falsas, assim como o envio de e-mails, têm sido uma das formas utilizadas pelos fraudadores. Também é comum ocorrer fraudes pelo telefone, quando os fraudadores se passam por funcionários de determinada empresa e solicitam dados pessoais ou até mesmo a senha da conta corrente.
Segundo Carolina Ramos, diretora superintendente da Unicred, é fundamental levar informação para a população e orientar as pessoas a respeito da forma como essas fraudes acontecem. “Tudo pode acontecer em um clique. A comodidade proporcionada pelos meios digitais, seja por mensagem, e-mail ou ligação, também traz riscos e é preciso estar sempre atento. Fraudadores podem se aproveitar desses recursos para capturar e usar dados de consumidores reais. Infelizmente, muitas pessoas ainda caem nesse tipo de golpe, o que gera transtorno e prejuízo financeiro”, afirma.
A Febraban sinalizou diversas modalidades de fraudes que cresceram durante a pandemia. O “pishing”, que tenta “fisgar” informações das vítimas por meio de links falsos ou vírus foi o ataque mais comum e que cresceu 80%.
“Uma dica valiosa é a de nunca abrir sua conta utilizando wi-fi ou computadores públicos. É um grande risco, porque, se você coloca sua senha em um computador público de algum prédio oficial, algum órgão oficial, esses dados podem ser captados também”, comenta Carolina.
As instituições financeiras estão investindo pesado em ações e novas tecnologias contra os fraudadores, mas o comportamento do usuário é de fundamental relevância para escapar dos golpes. “Da mesma forma que costumamos andar nas ruas protegendo as nossas bolsas e bens e maior valor, precisamos cuidar do nosso comportamento na internet”, finaliza.
Sobre a Unicred
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. A Unicred conta atualmente com quatro Centrais, 35 Cooperativas, 286 unidades de negócios e mais de 240 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional – Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte. A central possui 11 singulares, 101 pontos de atendimento, e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Ceará, além do Distrito Federal.
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