25 artistas e bandas compõem a programação da 3ª edição do DDM – Dia da Música Barreiro, que neste ano tem formato inteiramente digital. O aguardado Festival que ocupa anualmente a região do Barreiro, em Belo Horizonte, se adaptou ao momento atual e agora o público pode conferir as atrações diretamente em casa. As apresentações acontecem nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de setembro, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Instituto Macunaíma.

Entre os destaques da programação estão a banda de rock Seu Silva, os cantores de rap IG Corporation (D.ZN & CPX) e MC João Paiva, a DJ de afrobeat, Gabi Nas, e o de turntablism, Reinaldo Café.

No primeiro dia do evento, 11 de setembro, serão realizadas diversas lives que mostram a cultura e o patrimônio da região, com Guarda de Congado Congregação Nossa Senhora do Rosário e Tambolelê (Maracatu), com a participação de Maurício Tizumba como convidado. Tradicionais no Barreiro, eles resistem ao tempo e reforçam a importância em se manter em atividade e repassar suas manifestações às novas gerações. A noite se encerra com a DJ Gabi Nas.

No dia 12 de setembro, a banda Projeto Capitu, com cantora Graziê à frente, entra em cena. Na sequência, com um pé no blues e outro no grunge, SadBoots promete uma apresentação de primeira. As atrações do dia se completam com Macaco Véi, Seu Silva e DJ Graciano. Já no domingo, 13, a diversão online fica por conta de Lorena Werneck, Hector !vo, Ponto Qu4tro, Letícia Coelho e o setlist de músicas populares brasileiras do DJ Jemim.

Na semana seguinte, mais dois dias de programação. No dia 19 quem abre as lives é CDR Trincaments. Na sequência, quem toma conta das telas é João Paiva, MC Ohana, Noroeste Side e Woc Jay com Hip Hop Oldschool / BreakBeat.

Para encerrar o Festival, no dia 20 o público confere suas escolhas para a programação, os artistas vencedores da votação popular Ao Coral e Marcos Buraco. Também se apresentam nesse dia João Batera, Trash Business, IG Corporation (DZN & CPX) e DJ Reinaldo Café.

Ao longo da programação, os artistas irão convidar o público a realizar doações de fundos para cestas básicas destinadas às famílias carentes da Vila Cemig. O Instituto Macunaíma, desde março deste ano, dá suporte a mais de 700 famílias e manterá uma campanha ativa durante todo o festival divulgando a plataforma (evoe.cc/ajudeavilacemig).

Premiação para os artistas mais queridos pelo público

Além de ser um Festival que promove a cultura local e traz entretenimento, tem um caráter solidário, com auxílio à classe que teve sua atividade econômica severamente prejudicada pelos efeitos da quarentena. O Dia da Música Barreiro também traz um concurso cultural diferenciado. Os participantes, que recebem cachê pela apresentação, concorrem a três prêmios ao fim do festival.

O grupo ou artista que tiver mais visualizações durante a transmissão e o que for mais votado recebem, cada um, um prêmio de R$ 1.000. E o DJ que tiver mais votações também ganha um prêmio do mesmo valor. Será realizada, ainda, uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de manter apresentações semanais remuneradas até dezembro de 2020.

O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com o patrocínio da MGS Administração e Serviços e o apoio da UNE internet, Viaduto das Artes, Beagá invisível, Cervejaria Capapreta e Xeque Mate.

Sobre o Instituto Macunaíma de Cultura

Criado em 2017, com o intuito de fomentar apoiar e incentivar ações que promova a qualidade de vida na região do Barreiro, em Belo horizonte, o Instituto Macunaíma de Cultura – Escola de Cidadania – é formado por artistas, músicos, educadores e mobilizadores culturais.

Com projetos e atividades relacionados à educação, cultura, saúde, esportes, lazer, meio ambiente e assistência social, são atendidos crianças, adolescentes, adultos e idosos residentes na região. Sem fins lucrativos, a instituição se mantém parcerias com empresas, projetos realizados através de editais públicos e doações. Promove o voluntariado aos que podem dedicar seu tempo para melhorar a vida da população da periferia do Barreiro capital mineira.

Projeto DDM BARREIRO, nº 1651/2017, aprovado no Edital 2017 oriundo da Política de Fomento à Cultura Municipal (Lei nº 11.010/2016).

PROGRAMAÇÃO

Dia 11 de setembro
18:00 – Maurício Tizumba (Patrimônio)
18:40 – Guarda De Congado Congregação Nossa Senhora do Rosário (Congado)
19:20 – Tambolelê (Maracatú)
20:00 – DJ Gabi Nas – apresentação (afrobeat)

Dia 12 de setembro
19:00 – Projeto Capitu
19:40 – SadBoots
20:20 – Macaco Véi
21:00 – Seu Silva
DJ Graciano (rock)

Dia 13 de setembro
17:00 – Lorena Werneck
17:40 – Hector !vo
18:20 – Ponto Qu4tro
19:00 – Letícia Coelho
DJ Jemim – (MPB)

Dia 19 de setembro
19:00 – CDR Trincaments
19:40 – João Paiva
20:20 – MC Ohana
21:00 – Noroeste Side
DJ Woc Jay (Hip Hop Oldschool / BreakBeat)

Dia 20 de setembro
17:00 – Ao Coral
17:40 – Marcos Buraco
18:20 – João Batera
19:00 – Trash Business
19:40 – IG Corporation (DZN & CPX)
DJ Reinaldo Café (turntablism)

Serviço:
Dia da Música Barreiro – Festival Digital
Dias 11, 12, 13, 19 e 20 de setembro 2020
Pelo link: https://www.youtube.com/InstitutoMacunaíma

Mais informações:
facebook: @ddmbarreiro
instagram: @ddmbarreiro
www.institutomacunaima.org.br/ddm

Foto: Maurício Tizumba / Divulgação

  • Por: Barreiro Online